A importância da implantação de um viveiro florestal para espécies nativas

Para que seja possível a recuperação de uma área degradada se faz necessário ter mudas de espécies nativas prontas para o plantio. Antigamente esse tipo de plantio era feito com sementes, muitas vezes não melhoradas geneticamente, e guardadas em recipientes que não ofereciam proteção adequada. Para criar e desenvolver povoamentos florestais, satisfazendo as necessidades de mercado, era preciso mudar.

   

Para se ter uma idéia, o pinus, madeira utilizada para diversos fins, devido à sua larga utilização e estudo, foi uma das pioneiras em florestas plantadas no Brasil. Com tanto estudo em cima dela, chegou-se a uma cepa genética que, aliada à técnicas de viveiro, atinge o tamanho ideal para o corte na metade do tempo: o que antes levava quinze anos para acontecer agora leva apenas seis ou sete. O desenvolvimento dos viveiros resultou numa redução de custos e rendimentos operacionais, além da grande melhoria na qualidade das mudas.

  

Mas o pinus não é espécie nativa e pode não se dar bem em uma floresta tropical úmida como a Amazônia. O que deu certo para o sul do Brasil pode não dar certo para o norte. Daí a necessidade de se conhecer melhor as espécies, por causa da relação entre elas.

  

Some-se a isso o fato de que ao comprar uma área florestada, não importando o tamanho, será necessário preservar 80% de sua cobertura florestal.

  

Assim, é obrigatório para o empresário do ramo aprender a trabalhar com plantio puro nos 20% restantes, mas fazer um adensamento florestal nos 80% protegidos por lei, pois se é proibido derrubar o que já se tem, não é proibido plantar mais na mesma área. As novas árvores que serão introduzidas terão de ser importantes economicamente, até porque poderão ser exploradas. Fatores como a procedência, grau de melhoramento genético e método de produção das mudas terão pesos significativos nos custos de formação florestal e no resultado da produtividade futura da floresta. Daí a importância econômica de um viveiro de espécies nativas.

About these ads

Uma resposta to “A importância da implantação de um viveiro florestal para espécies nativas”

  1. eliane g stffen Says:

    Fabricamos e vendemos tubetes para mudas de eucalipto e pinus ,estamos localizados em Blumenau-SC preço de venda R$ 27,50 o milheiro .
    Frete por conta do comprador
    Dados do produto: diametro interno 26 mm ,diametro externo 33mm ,peso 0,9 gramas ,6 estrias ,altura 120 mm.

    obrigada
    aguardamos retorno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: