Que é sustentável?

Sustentável não é apenas ecológico. Não é apenas um conceito econômico. Tampouco é só palavra bonita para políticos e marqueteiros usarem.

É um bocado repensar o mundo do zero e começar a produzir instrumentos mais eficientes. Por eficientes, diga-se, mais baratos, que provoquem menos danos ao ambiente, que facilitem a vida. De trivial, não tem nada, até porque o mundo de alguma forma já funciona como está. (Ou será que não funciona?)

Devemos trabalhar mais em casa? As cidades devem ter mais centros? Se descentralizadas demais, as cidades não perderão um pouco os pontos de encontro, a vida que faz delas interessantes? Então, como nos mover por elas?

Reinventar o mundo não tem nada de simples: cada pedaço dele que alguém se aventure a melhorar sai desenterrando camadas e camadas de significados, mudanças, possibilidades. Mesmo que não reinventemos tudo, ou que reinventemos muito pouco, só o exercício de pensar sobre como as coisas são e o porquê e suas conseqüências já é um feito e tanto.

PENSE NISSO!

2 Respostas to “Que é sustentável?”

  1. Ricardo Augusto de Aguiar Porto Says:

    O mundo tocado pelo homem não é sustentável porque os meios de produção não se sustentam. Não é nem questão de desacelerar, mas de se ter o suficiente e manter a fonte de onde vêm a matéria prima.

    Se não sustentamos nossas vidas, o que poderemos fazer para sustentar a vida na Terra? Sustentabilidade começa em casa.

  2. Rafael Says:

    Hoje fala-se muito em sustentabilidade e deve-se saber que esse conceito tão bem explicado acima se aplica a vários aspectos da vida. Na verdade acredito sim em uma economia sustentável (onde todas as pontas dessa trama se beneficiam dos ganhos econômicos) e desenvolvimento sustentavel (onde os atores da cidade conseguem transitar, morar, trabalhar e se divertir de forma saldável e sem degradar a natureza).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: