Petrópolis utiliza biodigestor

A cidade serrana de Petrópolis, a 65 quilômetros do Rio de Janeiro, tornou-se a capital brasileira da energia limpa graças à tecnologia do biodigestor, um sistema de reciclagem de matéria orgânica que já é utilizado em países como Nicarágua, República Dominicana, Haiti e Espanha.

O Projeto, incentivado pela ONG Instituto Ambiental (OIA), se baseia num princípio simples: o biodigestor aproveita as águas do esgoto para gerar a energia que alimenta as casas de cinco bairros populares da antiga cidade imperial.

O sistema recupera o gás metano produzido naturalmente pela decomposição orgânica e o canaliza para o uso domestico. Este gás causador do efeito estufa, daninho para atmosfera, é desta forma, aproveitado com um fim útil, explica Jorge Gaiofato, diretor-técnico da OIA.

O lodo, que se origina no processo pode ser utilizado para fertilizar cultivos e a água remanescente, menos poluída, pode ser vertida em rios vizinhos, algo muito importante num país como o Brasil, onde, segundo estatísticas oficiais, pouco mais da metade dos municípios tem rede de esgoto e de tratamento de águas. “o Biodigestor não trata os resíduos sanitários, ele os recicla e reutiliza. Trata-los é função do governo, pois no volume gerado é muito grande. Mas, o biodigestor é uma solução para sistemas situados em pontos onde não há rede coletora e de tratamento”, acrescenta Gaiofato.

O sistema revolucionário deste biodigestor usado agora no Brasil remonta à conhecida lei do químico francês Antoine Lavoisier, que, no século XVIII, estabeleceu que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

PENSE NISSO!

2 Respostas to “Petrópolis utiliza biodigestor”

  1. O pior é que foi criado no século dezoito, funciona e quase ninguém usa essa parada!

    • Rômulo Porto Says:

      Não mano, o projeto é recente.

      No século dezoito foi que Lavoisier, estabeleceu que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: