Reprodução Vegetativa

solo2

Os vegetais, na maioria, podem se reproduzir de maneira sexuada ou assexuada, o que mais comumente chamamos de reprodução vegetativa.

 

A reprodução vegetativa pode ser conseguida com a macropropagação ou com a micropropagação. A reprodução vegetativa pela macropropagação envolve métodos convencionais, como a estaca e a enxertia enquanto que na micropropagação se utiliza a técnica da cultura de tecidos.

 

No esforço de se alcançar ganhos genéticos em espécies florestais, se faz necessário um programa de melhoramento para selecionar árvores em poucas gerações, no qual são necessários não menos de 15 a 50 anos. Um dos caminhos para alcançar rapidamente os ganhos de produtividade desejados seria pelo método vegetativo através de material clonado.

 

Destaco aqui que se alguém vai estudar ou trabalhar com uma floresta de um modo ou de outro terá de pensar como isso funcionaria economicamente, pois para pesquisas são necessários fundos monetários e quem paga por isso que um retorno, quer lucro, e não vai querer esperar 50 anos!

 

A propagação de plantas através da cultura de tecidos vem sendo realizada através do emprego das culturas de calos, órgãos, células e protoplastos. Apesar de explantes vegetativos de espécies arbóreas, geralmente, sejam de difícil crescimento e diferenciação intro, a cultura de órgãos tem sido promissora para algumas espécies arbóreas, e empregada intensamente na propagação clonal.

 

Qualquer técnica de reprodução vegetal tem vantagens e desvantagens. Claro que se vai optar pela mais indicada, barata e segura possível, mas para fazer tal escolha, ainda mais se levarmos em consideração a enorme quantidade de espécies arbóreas sem muita pesquisa envolvida, é necessário conhecer de reprodução vegetativa.

 

Nesta semana e na outra discutiremos tópicos referentes à reprodução vegetativa. Como funciona, as técnicas em si, as ferramentas, os termos, as vantagens e as desvantagens de cada uma das mais comuns. Não perca!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: