Estaquia

Mudas propagadas por estaquia em biofábrica. Uruçuca BA.

Trata-se do plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas, que uma vez plantados em um meio úmido se desenvolvem em novas plantas. Para que o novo vegetal se desenvolva, é necessário que se formem raízes nessas estacas. Melhores resultados são alcançados utilizando-se hormônios vegetais, tais como o ácido indol-acético e o ácido naftaleno-acético.

 

Este é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas só podem ser multiplicadas economicamente através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente produzem sementes.

 

Materiais e ferramentas para a estaquia

 

Ferramentas de corte: o tipo de instrumento vai depender da planta que será utilizada. Ramos lenhosos exigem tesouras de poda mais fortes. Pode-se utilizar facas, canivetes, tesouras, alicates, serras, et cetera. As lâminas devem ser muito bem afiadas e desinfetadas antes a após o uso, para evitar doenças transmissíveis.

 

Recipientes: além das embalagens desenvolvidas para este fim pode-se utilizar potes plásticos de margarina, requeijão, garrafas pet, caixinhas de leite e muitas outras embalagens que poderiam ir para o lixo. Pequenos sacos plásticos são imprescindíveis para grandes quantidades.

 

Substratos: depende da espécie a ser multiplicada. Algumas plantas epífitas exigem fibra de coco, por exemplo. Assim, é necessário estudar qual substrato se encaixa melhor para as estacas.

 

Classificação

 

Estaquia de Ponteiro são escolhidas entre os ponteiros laterais mais fortes, saudáveis e sem flores (estacas de 7-12 cm). Remove-se as folhas inferiores e coloca-se as estacas para enraizar na água ou em composto preparado na mesma hora em local quente e úmido.

 

Estacas Semilenhosas são as estacas tenras no ápice, mas firmes na base. É um método bastante utilizado para a produção de mudas arbustivas. Da mesma forma que o método anterior, escolha sempre ramos saudáveis e sem flores (estacas de 10-15 cm). A base das estacas deve ser pelo menos um pouco lenhosa. Retira-se as folhas inferiores e corta-se as folhas restantes pela metade, reduzindo a transpiração excessiva. É removido uma lasca da base e aplicado o hormônio enraizador em pó antes de plantar, colocando-se as estacas para enraizar no composto em local protegido.

 

Estacas Lenhosas são estacas produzidas de ramos já lignificados (firmes). É um método utilizado para árvores, arbustos e roseiras em geral. Da mesma forma, os ramos devem ser saudáveis e sem flores, com 15 a 30cm. Em plantas decíduas, espera-se que todas as folhas caiam antes de fazer as estacas. Em roseiras, retira-se estacas de ramos que já floresceram. Estas estacas podem ser plantadas diretamente no local definitivo, embora seu “pegamento” seja melhor em recipientes.

 

Estacas de Raiz são para plantas que guardam muitas substâncias nutritivas na raiz e tem grande poder de regeneração. Depois de desenterrar uma planta jovem com cuidado e soltar a terra em volta dela com água, para não danificar as raízes, escolhe-se algumas para estacas, que deverão ter no mínimo 5 mm de diâmetro e de 5 a 15 cm de comprimento. Faz-se um corte reto junto à base da raiz mãe e um corte oblíquo na outra ponta, colocando-se as estacas com o corte oblíquo para baixo no substrato, cobrindo-as, deixando a outra ponta à mostra para depois cobrir com 3mm de areia regando regularmente.

 

Principais problemas

 

a) variação muito grande, no sucesso do enraizamento, entre estacas de plantas diferentes;

b) ainda não existem estudos sobre o sistema radicular das plantas oriundas de estacas e nem de sua longevidade.

 

Assim, não é recomendado o uso de estaquia para instalação de plantios comerciais, mas apenas para estabelecimento de pomares clonais para produção de sementes, para conservação de material genético, ou para outros fins de pesquisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: