Aspecto e impacto ambiental
Uma forma de evitar que ocorram acidentes ambientais e de se buscar a melhoria contínua do processo, minimizando os impactos sobre o meio ambiente é a avaliação das conseqüências ou interações das atividades de determinada empresa ou indústria sobre o meio ambiente. Para que ocorra essa avaliação se faz necessário um levantamento do que chamamos de aspectos e impactos ambientais das atividades da empresa ou indústria.
Aspecto ambiental é qualquer intervenção direta ou indireta das atividades e serviços de uma organização sobre o meio ambiente, quer seja adversa ou benéfica. Desta forma, aspecto ambiental são os elementos das atividades, produtos, serviços e rejeitos que pode interagir com o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é um aspecto ambiental que tem ou possa a vir ter um impacto ambiental significativo. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento quanto uma atividade executada por esta ou ainda por alguém e que produzam – ou possam produzir – algum efeito sobre o meio ambiente.
Impacto ambiental é toda ação ou atividade de uma organização, adversa ou não, que produz alterações em todo ou parte dos componentes do meio ambiente. Desta forma, podemos classificar os impactos ambientais em: adversos, quando trazem alguma alteração negativa para o meio; e benéficos, quando trazem alterações positivas para o meio (aqui, entenda-se “meio” como a circunvizinhança da empresa/indústria, incluindo o meio físico, biótico e social).
São considerados impactos ambientais significativos àqueles que por algum motivo são considerados graves pela empresa de acordo com sua possibilidade de ocorrência, visibilidade, abrangência e/ou outros critérios que a empresa/indústria pode definir. Segundo a definição da Resolução n.º 001/86 do CONAMA, Artigo 1º, o impacto ambiental é: “…qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III – a biota; IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V – a qualidade dos recursos ambientais.”
As ações humanas sobre o meio ambiente podem ser positivas ou negativas, dependendo da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem contribuir para um impacto positivo sobre a natureza de acordo com o tipo de alteração, podendo esta ser ecológica, social ou econômica.
Podemos ainda falar de impacto positivo ou benéfico e impacto negativo ou adverso. Quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental, dizemos que o impacto foi positivo e quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental consideramos o impacto negativo.
Como tipos de impacto temos ainda impacto direto, quando resulta de uma simples relação de causa e efeito, também chamado impacto primário ou de primeira ordem; impacto indireto, quando uma reação secundária em relação à ação ou quando é parte de uma cadeia de reações; impacto local, quando a ação afeta só o próprio local e suas imediações; impacto regional, quando o efeito se propaga por uma área e suas imediações; impacto estratégico, quando é afetado um componente ou recurso ambiental de importância coletiva ou nacional; impacto imediato, quando o efeito surge no instante em que se dá a ação; impacto a médioa e longo prazo, quando o efeito surge depois de decorrido algum tempo depois da ação; impacto temporário, quando o efeito permanece por um tempo determinado; impacto permanente, quando os efeitos não param de se manifestar dentro de um período de tempo conhecido.
Deixe um comentário